Menu
Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Cultura

Paulínia retoma festival em noite com ídolos do cinema internacional

23 julho 2014 - 11h53Via G1
O hiato de dois anos do festival de cinema de Paulínia (SP) chegou ao fim na noite dessa terça-feira (22) com atores nacionais e internacionais no tapete vermelho, e duas opiniões unânimes entre as personalidades: a volta da programação faz bem ao cinema brasileiro, mas a retomada não pode parar por aí. Atores, cineastas e críticos torcem - e pedem - para que as atividades no polo cinematográfico da cidade ganhem a mesma atenção. A estrutura de R$ 490 milhões foi praticamente deixada de lado, mas deve voltar a abrigar novas produções com o edital de fomento a produções cinematográficas lançado este ano.

A abertura da 6ª edição do evento, pela primeira vez com uma mostra internacional, lotou o teatro e teve a presença Danny Glover ("Máquina Mortífera"), Michael Madsen ("Kill Bill"),  Jacqueline Bisset ("A Noite Americana"), e atores da "casa", como Bruna Lombardi, que já atuou em  "Onde está a Felicidade?", filme premiado pelo público de Paulínia na mostra realizada em 2011. Pelo tapete vermelho passaram ainda Martinho da Vila, Cao Hamburger, Paulo Betti, José de Abreu, Bruno Barreto, entre outros atores e cineastas.

A chegada dos artistas teve início por volta das 19h e, ao contrário do que ocorria em edições anteriores, quando o público lotava a área externa do teatro para ver de perto os ídolos, este ano, a presença de fãs foi mais tímida. Nem a confirmação prévia da presença de atores e diretores internacionais atraiu os curiosos que não somavam mais que 20 durante a noite.

Com Vera Holtz e Marcos Caruso como mestres de cerimônia, a solenidade de abertura do festival começou por volta das 21h, com o teatro lotado de convidados que assistiram às homenagens que antecederam a exibição do longa "Não Pare na Pista: a Melhor História de Paulo Coelho". O aniversariante Danny Glover e o produtor Frederico Lapenda receberam a Medalha Regina Moura, dedicada a artistas da área de cinema e entretenimento com engajamento em ações sociais.

'Hollywood brasileira'?
A cidade do interior de São Paulo já chegou a ser chamada de a "Hollywood brasileira", e entre os atores e cineastas há a torcida para a cidade não encerrar novamente o projeto. "A sensação de voltar para o festival é de esperança. E agora a expectativa é que o polo cinematográfico também seja retomado", afirmou o ator Paulo Betti. O colunista Artur Xexéo também lembrou o período em que o cinema ficou apagado na cidade. "Paulínia é um festival que chegou com força e foi abruptamente interrompido. Tomara que volte a ter a força que tinha há três anos", falou.

O "coro" foi reforçado por Danny Glover. "Temos que ser advogados desse festival. Advogados da arte de contar histórias. Precisamos de artistas para no salvar das máquinas", afirmou. Aniversariante nesta terça-feira, o ator americano foi homenageado na cerimônia de abertura do festival, que foi conduzida por Vera Holtz e Marcos Caruso.

Ao chegar para a abertura do festival, a atriz britânica Jacqueline Bisset mostrou-se surpresa com o teatro de Paulínia, que chamou de "amazing". Ela participa do filme "Bem vindo a Nova York", de Abel Ferrara, que será exibido na mostra internacional, no domingo. No elenco está ainda Gérard Depardieu.

Segundo o diretor do festival, Ivan Melo, são esperados por dia 120 atores, diretores, e outros profissionais que trabalham nos filmes. Na organização do evento, são 300 pessoas diretamente envolvidas. A programação do festival segue de quarta-feira (23) a domingo (27), sempre com entrada gratuita no Theatro Municipal Paulo Gracindo, que tem capacidade para 1,3 mil espectadores.

Mostra competitiva
O festival foi retomado com o filme "Não Pare Na Pista: A Melhor História de Paulo Coelho", que não integra a mostra competitiva. A partir desta quarta-feira, longas e curtas-metragens serão exibidos. O curador Rubens Ewald Filho já arrisca um vencedor na mostra nacional: Infância, com direção de Domingos Oliveira, e Raul Guaraná, Fernanda Montenegro, Paulo Betti, Ricardo Kosovski, Priscilla Rozenbaum no elenco.

Reportar Erro
Fapec Caarapo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Filé de Tilápia ao Blue Cheese
Cultura
JD1TV: Na Semana Santa, o JD1 te ensina a fazer uma receita com filé de tilápia
Toró é a primeira residência artística proposta em MS pelo 'Plataforme-se'
Cultura
Programa lança primeira residência artística de MS para artistas da dança
Mordidinha, que pode ser de brincadeira, gerou revolta para alguns internautas
Cultura
Expulsa ou não? Mordida nas costas leva público a pedir saída de Alane no BBB 24
Ressurreição de Jesus
Cultura
Paixão de Cristo: encenação será no teatro Dom Bosco nos dias 28 e 29 de março
Adolescente Kadiwéu e sua arte; Cacique Pedro Kadiwéu; e criança Kadiwéu com pintura facial tradicional
Cultura
Aldeia Campina fará o 1° Festival da Cultura Kadiwéu em Bodoquena
Desapega Campo Grande! Evento de desapego acontece neste sábado na Capital
Cultura
Desapega Campo Grande! Evento de desapego acontece neste sábado na Capital
Deputados analisam projeto que amplia desconto no IPVA para representantes de PcDs
Política
Deputados analisam projeto que amplia desconto no IPVA para representantes de PcDs
Cine Maturidade
Cultura
Mês das mulheres: Cine Maturidade exibe 'Pacarrete' em duas sessões no MIS
Matu Miranda é natural de Campo Grande
Cultura
Semifinalista do The Voice Brasil fará show em Campo Grande
Imagem Ilustrativa
Cultura
'Festival do Peixe' na Feira Central será de 27 a 31 de março; veja programação

Mais Lidas

Artistas confirmadas na Expogrande 2024
Comportamento
Expogrande 2024 divulga programação dos shows; confira as datas
Local onde aconteceu o confronto
Polícia
JD1TV AGORA: 'Tigrão do PCC' morre em confronto com o Choque na Capital
Caso aconteceu em uma das lojas de roupa do shopping
Polícia
'Pai de santo' tenta furtar calça em loja de shopping de Campo Grande
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow
Polícia
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow