Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Cultura

4.000 cinemas são inaugurados a cada ano em cidades chinesas

23 abril 2014 - 11h54Via Revista Samuel
Quando Diao Yinan venceu o Urso de Ouro e Lou Ye o prêmio de melhor fotografia no Festival de Berlim de 2014, Zhou Tiedong – presidente do órgão oficial China Film Promotion International – anunciou com um tuíte que o cinema tinha entrado na “década chinesa”. Em 2013, as bilheterias da República Popular faturaram mais de 2,6 bilhões de euros, 28% a mais do que o ano anterior. E há quem preveja que o mercado chinês supere o americano até 2020.

Segundo Wang Jianlin – fundador e presidente do poderoso grupo Wanda, que investirá mais de seis bilhões de euros na China, na construção dos maiores estúdios de cinema do mundo – esse domínio vai chegar ainda mais cedo. O magnata está convencido de que as bilheterias chinesas superarão as dos Estados Unidos em 2018, e que em 2023 elas já serão o dobro do faturamento no país de Hollywood. Wang diz se guiar por duas ideias fundamentais em seu projeto: o “soft power” e o mercado. Se o primeiro agrada o governo, é principalmente para o mercado que todos olham com interesse.

“São um bilhão e trezentos milhões de pessoas chinesas, e elas são cada vez mais ricas. Quatro mil novos cinemas são inaugurados a cada ano na China”, declarou Wang durante o anúncio de seu projeto. Uma visão compartilhada pelos franceses, que em 2013 promoveram seu cinema na China e chegaram ao ótimo resultado de 5,2 milhões de ingressos vendidos. Até a Itália começou a se mover nesse sentido através da ANICA – Associação Nacional de Indústrias Cinematográficas Audiovisuais e Multimídias – que em junho de 2013 abriu um escritório em Pequim também para facilitar a distribuição de filmes italianos no mercado chinês.

Os Estados Unidos tentam há tempos. Mas o ponto é que somente 34 blockbusters e pouquíssimos filmes independentes foram admitidos no mercado chinês até hoje. E os produtores têm como retorno uma cota muitas vezes inferior a 25% do faturamento das bilheterias. Apesar disso, o investimento deve valer a pena. Frequentemente as versões dos filmes norte-americanos destinadas ao mercado chinês têm cenas a mais ou a menos com relação às versões originais. Uma maneira de agradar o público chinês ou de evitar a censura.

Santo de casa

Mas o verdadeiro ponto de interrogação são os filmes chineses. É como se o governo quisesse manter duas estradas destinadas a não se cruzarem. Os filmes direcionados ao mercado interno não funcionam no exterior. Ano passado, “Lost in Thailand”, uma comédia chinesa que segue a fórmula do sucesso hollywoodiano “Se beber não case”, faturou quase 140 milhões de euros dentro da China. Não teve o mesmo sucesso nos Estados Unidos, onde embolsou somente US$ 43 mil.

Dos 640 filmes produzidos na China em 2013, somente 45 receberam autorização para serem exibidos no exterior. O resultado é um lucro magro, se comparado ao que se fatura dentro de casa: parcos 125 milhões de euros. O governo quer que os produtos chineses sejam universalmente reconhecidos como dignos de valor, mas ao mesmo tempo permanece atento à maneira como a China é narrada nas telas. Mesmo um reconhecimento como um prêmio internacional não é garantia de boa acolhida do lado de cá da grande muralha. Um exemplo? “A Touch of Sin”, a última empreitada do multipremiado diretor Jia Zhangke, que levou o prêmio de melhor roteiro no festival de Cannes em 2013, ainda não recebeu a autorização para ser exibido nas salas chinesas.

Felizmente, o filme “Black Coal, Thin Ice” parece não estar seguindo o mesmo caminho. O diretor Diao Yinan disse à revista The Economist que passou oito anos inserindo elementos mais comerciais em sua trama. Esforço que talvez seja recompensado dentro de casa. “Eu inclusive já vi o certificado de aprovação”, declarou, confiante de que seu filme será exibido nas salas chinesas nos próximos meses. Se a história lhe der razão, poderemos de fato concordar com Zhou Tiedong. Também no cinema, estamos entrando na década chinesa.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Restaurante homenageia culinária de MS com a exposição "Alimentando Arte"
Cultura
Restaurante homenageia culinária de MS com a exposição "Alimentando Arte"
Ney Matogrosso
Cultura
Ney Matogrosso traz turnê 'Meu Bloco na Rua' para Campo Grande em novembro
Dançando a Melhor Idade
Cultura
60+ ativo! Projeto oferece oficina gratuita de dança na Capital
Toni Garrido
Cultura
Em maio, Toni Garrido será a próxima atração do 'MS Ao Vivo'
Circuito Gastronômico é chance para reconhecimento da gastronomia de MS, diz chef
Cultura
Circuito Gastronômico é chance para reconhecimento da gastronomia de MS, diz chef
Gabriel Chiad
Cultura
JD1TV - "Bom para dançar coladinho": Gabriel Chiad fala sobre 'forronejo' na Capital
Projeto 'Estimulando o dançar' oferece aulas gratuitas de ballet na Capital
Cultura
Projeto 'Estimulando o dançar' oferece aulas gratuitas de ballet na Capital
Grupo Falamansa
Cultura
'MS ao Vivo' terá show de forró com Falamansa neste domingo na Capital
Veja os valores e onde comprar ingressos para exposição imersiva de Van Gogh
Cultura
Veja os valores e onde comprar ingressos para exposição imersiva de Van Gogh
Artistas já confirmados no Festival de Inverno de Bonito de 2024
Cultura
Festival de Inverno de Bonito 2024: veja atrações já confirmadas

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria